Ataque ocorreu após as 14h e teria como alvo principal o domínio gov.br, com impacto em serviços como carteira de trabalho digital
Área do Cliente
Notícia
Empresas investem na originalidade
Comerciantes de pequenos empreendimentos no centro da capital do país consolidam opções de negócios com produtos diferenciados
Sebo de livros, CDs e DVDs a preços menores e camisetas com estampas de ícones da cultura negra. Donos de micro e pequenas empresas no centro de Brasília apostam na criatividade e em produtos com diferencial para atrair os clientes.
Camisetas com fotos do sul-africano, Nelson Mandela, líder político e pacifista; do cantor James Brown e do jogador de basquete Michael Jordan, ambos americanos, são algumas das opções de loja da Negro Blue. As peças destacam estes e outras personalidades como o humorista Mussum, o jogador de futebol Garrincha e o sambista Nelson Cavaquinho. Frases provocativas como ‘Eu quero chocolate’, ‘Meu samba é forte’ ou ‘Café do Brasil’ também são usadas para valorizar a cultura afro nas peças.
Um display com a imagem de Tupac Shakur, lenda do rap americano, na fachada da loja, chamou a atenção de Charlen Wender, que quis logo comprar uma camiseta, ávido para homenagear o ídolo, sem deixar de registrar sua admiração pelos demais.
“O Tupac falou do racismo, da perseguição policial e da dificuldade de crescer sem pai. Eu me identifico com isso. Gente como o Martin Luther King defendeu idéias que mudaram a vida de todo mundo. Com essas camisetas, ajudo a mostrar quem somos”, diz ele.
Com uma proposta irreverente, a marca Verdurão aposta no humor com estampas com mensagens do tipo ‘Blasé’, ‘Curso Básico de Telepatia por Correspondência’ ou ‘Leve-me ao seu líder’, com a frase estampada sobre a imagem de um macaco.
O empresário Raimundo Nonato Cavalcanti Alves, o ‘Natinho’, que comanda as duas lojas com o sócio Luís Henrique Soares Lima, começou a vender as primeiras criações na década de 80. As ruas e os shows de rock eram os pontos de comércio. Depois o negócio formal abriu muitas portas para o crédito bancário e a compra de produção terceirizada. “O vínculo formal e comercial não provocou distanciamento da cultura popular. Ao contrário, podemos comprar legalmente a criação de novos artistas. Promovemos o trabalho deles e temos artigos mais diversificados”, avalia o empresário.
Partituras
Música é o nicho de mercado da Musimed Instrumentos Musicais, Partituras, Livros e Acessórios Específicos. Há 20 anos no mercado, Yanna Medova, filha do proprietário, diz que volta e meia o pai pensa em vender, mas sempre desiste rápido da idéia. “O problema é que a cada crise sofremos um baque. Na lista de compras as pessoas eliminam as cordas de um instrumento até mesmo antes das roupas”, brinca ela. Mas como o negócio é de família, todos lutam pela sobrevivência. “Sempre aparece um cliente quando as coisas estão ruins, mas assim que tudo melhora, o movimento aumenta e a gente vai tocando. Quem vem aqui gosta de música, assim como nós”.
A fidelidade do cliente é outro atrativo para Ivan Presença, do Quiosque Central. Há 10 anos, ele atua no mercado de artigos usados. Os preços, segundo Ivan garante, são imbatíveis. A partir de R$ 1,00 podem ser encontrados livros, CDs e DVDs e para aumentar as possibilidades de negócio o empresário também faz parte do site www.estantevirtual.com.br (rede brasileira de sebos na internet). Mas o contato pessoal é o que faz a diferença para ele. “Gosto de conhecimento e é bom atender pessoas com o mesmo interesse. O preço das livrarias tradicionais é muito caro e o tratamento costuma ser impessoal. Faço o contrário e por isso tenho muitos clientes fiéis”, explica.
Notícias Técnicas
47 de um total de 66 empresas já aderiram ao programa piloto da Receita Federal para testes da CBS, afirmou o auditor-fiscal e responsável pela implantação
Novas estratégias logísticas e tecnologias são fundamentais para a adaptação às mudanças tributárias
Texto garante isenção para quem ganha até dois salários mínimos; proposta vai ao Senado
Em evento na Firjan, secretário da Fazenda disse que a seleção pela eficiência, e não pela capacidade de negociar benefícios fiscais, ajudará a economia a crescer
Notícias Empresariais
Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Documento é exigido em licitações e contratos com o poder público e pode ser emitido gratuitamente com CPF ou CNPJ
O Banco Central aumentou a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro em 2025, de 1,9% para 2,1%
A Receita Federal divulgou relatório do PERSE, mostrando renúncia tributária de R$ 15,685 bilhões, ultrapassando o limite de R$ 15 bilhões previsto em lei
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional