Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Incertezas não trazem alívio para a inflação
O mercado já olha para a meta de 2012, que pode não ser cumprida.
A tragédia no Japão e a crise em países árabes não trazem alterações significativas nas projeções de inflação dos analistas para o Brasil. E isso a despeito de expectativas de freio na economia mundial e desaceleração nos preços das commodities, como alimentos. Para especialistas, a alta dos preços no país em 2011 deve fechar acima do centro da meta estabelecido pelo governo. A dúvida é se o quadro se repetirá em 2012.
Enquanto o mercado financeiro tem expectativa de inflação mais elevada - e cobra uma ação mais imediata do Banco Central -, a autoridade monetária está em compasso de espera, disse Eduardo Velho, economista da Prosper Corretora.
- São cenários diferentes. O mercado já olha para a meta de 2012, que pode não ser cumprida. Já o BC não quer fazer uma recessão para a inflação cair. Contudo, o governo pode ser obrigado a tomar medidas macroprudenciais, como restringir duramente o crédito.
- O mercado precisa reconhecer que a inflação no Brasil tem um importante componente importado dos mercados internacionais de commodities. O BC não pode fazer nada contra esse tipo de inflação. Com restrição monetária agressiva, o BC afeta o crescimento desnecessariamente, sem afetar a inflação - avaliou José Coutino, diretor para a América Latina da Moodys.com.
O debate esquenta quando se vê um cenário internacional de incertezas. Um dos efeitos da crise no Japão recai sobre as economias dos países centrais - que devem demorar a retomar o crescimento e começar a elevar juros. O ritmo menor pode conduzir à redução no preço das commodities. Em relatório do Itaú Unibanco, o banco prevê queda generalizada nesses preços. E isso ajuda a conter a inflação no Brasil, e no mundo.
- A recuperação da economia mundial será mais lenta, reduzindo os preços das commodities. Vejo, assim, uma redução na inflação mundial - espera Antônio Correa de Lacerda, professor da PUC-SP.
LCA: alimentos sobem, mas menos do que em 2010
Projeções da LCA apontam para uma inflação de alimentos de 6,0%, acima do previsto para o ano (5,5%), mas bem abaixo da variação de 2010 (10,40%).
- Essas projeções já incluem uma cotação de petróleo perto de US$100 - disse Fábio Romão, economista da consultoria, acrescentando que os IGPs não devem dar trégua ao consumidor. - O aluguel está indexado à alta do minério de ferro.
Coutino frisa que a inflação é uma questão mundial:
- Os preços das commodities permanecerão elevados este ano, por causa de fatores como alta demanda, baixa oferta e especulação. O mundo terá de conviver com uma inflação mais elevada, ao menos este ano. É inútil usar juros mais elevados para combater uma inflação imune à artilharia monetária.
Na avaliação de Sergio Vale, economista da MB Associados, os preços das commodities podem cair no curto prazo, mas voltam a subir com o tempo.
- Petróleo será um grande risco e pode ter um impacto relevante nos IGPs. Assim, não vejo alívio nos alugueis nos próximos anos, pelo contrario.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional