A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Área do Cliente
Notícia
Empresas modernas têm de priorizar bom relacionamento com os seus clientes, afirma consultor
O que diferencia um estabelecimento de outro até pode ser o preço e condições de pagamento, mas o atendimento também tem sido levado em consideração pelas pessoas na hora da compra
Uma empresa bem posicionada no mercado, com clientes fidelizados e comprometidos com a marca corporativa, é o sonho de qualquer empresário. Mas para chegar lá é preciso rever os conceitos da organização em termos de atendimento e descobrir qual a melhor maneira de obter e conservar a clientela.
Um dos grandes desafios, e talvez o primeiro a ser enfrentado, é compreender o cliente, conhecer os seus hábitos, gostos, preferências e exigências. "As pessoas hoje estão cada vez mais informadas e exigentes em relação aos produtos e serviços disponíveis no mercado e isso acaba desafiando mais os empresários", diz o consultor empresarial César Pancinha. Ele explica que a fidelização da clientela é muito difícil hoje em dia em função da alta competitividade que o mercado apresenta. "O segredo, então, é entender que o cliente faz parte da vida da empresa", afirma.
O que diferencia um estabelecimento de outro até pode ser o preço e condições de pagamento, mas o atendimento também tem sido levado em consideração pelas pessoas na hora da compra. "Nós como empresários devemos atender as necessidades dos nossos clientes da mesma forma que gostaríamos que fôssemos atendidos", lembra o consultor.
Os profissionais que realizam o atendimento têm de ter um mínino de polidez e simpatia, além de serem eficientes e apresentarem soluções para o cliente. Pancinha explica que os clientes passam a ser fieis aos produtos de determinada empresa quando essa mantém um bom relacionamento com eles. "A fidelização do cliente só é possível por meio de um bom relacionamento. Consigo isso ao entender que o cliente não parte de uma venda, apenas, mas sim quando consigo entender que o cliente faz parte da história da minha empresa", argumenta.
Quando não é valorizado, o cliente reclama
"Muitas empresas ainda não se deram conta de quem realmente importa é o cliente", afirma Pancinha. Isso pode ser verificado pelo volume de reclamações feitas no órgão de proteção aos direitos do consumidor, o Procon. De acordo com o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, foram 122.662 queixas contra mais de 15 mil fornecedores. Desse total, 84.160 (68,61%) foram atendidas e 38.503 (31,39%) não tiveram uma solução por parte da empresa. Segundo a pesquisa, a empresa que está no topo do ranking com maior número de reclamações é de telefonia com 8.328 reclamações fundamentas.
Notícias Técnicas
Especialista destaca boas práticas e pontos críticos que os contadores devem revisar antes da entrega
Contadores precisam se preparar para a chegada dessa nova obrigação. Veja as dicas
Desafios e oportunidades de uma profissão em transformação
Novo Guia Prático orienta que documentos contendo apenas IBS, CBS e IS não devem ser incluídos na EFD, exceto quando houver fatos geradores de ICMS ou IPI no mesmo documento
Notícias Empresariais
Negócios que se constroem com inteligência emocional ganham resiliência, adaptabilidade e reputação três ativos cada vez mais valiosos no cenário atual
A inteligência emocional não é uma tendência — é uma exigência para quem quer liderar com impacto real
Como a falta de gestão financeira impacta a inadimplência e como um plano pode ajudar
Mais de 570 mil MEIs superaram o teto de R$ 81 mil e foram desenquadrados da categoria
A Receita Federal e o Serpro planejam liberar APIs gratuitas para integração com o sistema de IVA, mas com restrições. Funcionalidades extras serão cobradas, visando um equilíbrio entre simplificação e custos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional