Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
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Max Gehringer destaca a importância da informação na hora de empreender
Informação é o primeiro passo!
O administrador Max Gehringer, comentarista da rádio CBN e do programa dominical Fantástico da Rede Globo, foi responsável pela palestra magna de encerramento da XXI Convenção da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) na semana passada (dia 08), em Foz do Iguaçu. Com o tema “Carreira & Emprego”, o convidado destacou a importância de aproveitar todos os cursos e oportunidades, além de ter boas informações na hora de abrir um negócio.
O palestrante deu duas dicas aos participantes do encontro: o curso Empretec do SEBRAE, que fornece várias informações, como o que é um plano de negócios e a importância do marketing na hora de montar uma empresa; e a necessidade de dominar a língua portuguesa para superar erros de gramática e concordância. “A expressão oral é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento”, afirma o administrador.
Gehringer contou um pouco da trajetória brasileira no mundo dos negócios. Segundo ele, até o século XIX, o Brasil era um país agrícola. Já no século XX, com o êxodo rural e a mudança das pessoas pra zona urbana, o país criou bons empregados, mas faltaram programas para criar bons empreendedores. Um dos motivos foi a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), em 1934, e o estabelecimento do salário mínimo, em 1940. “Com um salário fixo no final do mês e um máximo de horas para trabalhar, os pais criaram os filhos para serem empregados”, explica.
No começo da década de 80, o país quebrou devido à elevada dívida externa e isso levou a uma redução no número de funcionários nas empresas. Aliado a isso, a proliferação dos cursos superiores nos anos 90 levou a uma mudança na relação empregador/empregado, o que resulta em uma alta rotatividade dentro das empresas.
O administrador destaca dois pontos que os empresários devem observar na hora de contratar um funcionário: é preciso entender por que a pessoa deseja trabalhar naquela empresa, ela tem que ter um motivo que não a faça mudar logo para outro emprego; e é necessário conhecer o coração e o sentimento dos candidatos. “Não se preocupe com o que a pessoa traz por escrito, olhe nos olhos. Para mim, o importante é trabalhar com pessoas emotivas”, argumenta.
Ao falar sobre associativismo, tema central do evento, o palestrante abordou que as associações fazem com que os empresários se sintam mais fortes, pois, se um ajuda o outro, todos saem fortalecidos: “Com o associativismo, a cidade se organiza para ser cada vez mais forte. Se o negócio do concorrente não der certo, é menos consumidor para os seus produtos também”.
Gehringer fechou sua palestra falando sobre a ascensão das mulheres no mercado de trabalho: “As mulheres chegaram com força e como grandes empreendedoras. Isso representa um grande salto ao unir o conhecimento do homem com a intuição e a emoção da mulher”.
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