O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Área do Cliente
Notícia
Os principais erros das pequenas empresas com marketing
Especialista explica quais são os erros mais comuns e as recomendações para resolvê-los
Quais são os principais erros das pequenas empresas com marketing?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
O primeiro grande erro das pequenas empresas com relação ao marketing é considerá-lo como algo específico, vinculado a um tipo de ação. O marketing engloba um conjunto de processos que visam à criação, comunicação, entrega de valor (em forma de produtos ou serviços) e construção de relacionamento com os clientes, gerando benefícios para o negócio.
O marketing é responsável pela definição dos mercados-alvo, pela identificação e quantificação das necessidades dos clientes, pela comunicação dos produtos e serviços a todos os clientes e pessoas da organização responsáveis por entregá-las; e pelo monitoramento da satisfação dos clientes e dos resultados para a empresa, dentre outros processos.
É comum não enxergar o marketing como um conjunto de processos, mas como algo relacionado apenas à propaganda, ou à área comercial, ou ao desenvolvimento de novos produtos. Na realidade, o marketing representa tudo isso e a melhor forma de integrar todas essas funções e processos é pensar de forma sistêmica, por meio de um planejamento de marketing.
Para evitar erros, é preciso definir, no mercado de atuação, os segmentos que representam uma oportunidade para o desenvolvimento da empresa. Uma oportunidade pode significar a criação de um novo produto, ou a melhoria de algum dos processos, melhorando a performance da empresa com seu público-alvo.
Outra forma de evitar erros é ter um trabalho de monitoramento e acompanhamento do comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos, bem como dos concorrentes, suas estratégias, produtos e serviços oferecidos, diferenciais e pontos vulneráveis, permitindo que a empresa possa enxergar possibilidades de trabalho no mercado de maneira diferenciada.
A empresa nunca deve abrir mão do planejamento, tanto no nível estratégico e de entendimento dos aspectos do mercado, quanto no nível tático, com a definição de ações integradas que visem "atacar" o mercado de forma eficaz e eficiente. Sem planejamento, a empresa já está dando o primeiro passo para o fracasso em sua estratégia de marketing.
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional