Receita Federal e municípios trabalham na implementação da Reforma Tributária sobre o consumo
Área do Cliente
Notícia
Dez pontos primordiais que podem prejudicar o negócio se empresário não tomar cuidado
Saiba o que é preciso fazer para manter o bom funcionamento do negócio
Passar por dificuldades faz parte da rotina das pequenas e médias empresas brasileiras. Mas para o problema não resultar no fechamento da empresa, o empresário precisa ficar atento aos negócios e sempre rever seu planejamento. Por isso, o Estadão PME conversou com o consultor do Sebrae-SP, Reinaldo Messias, que listou dez pontos de atenção que podem prejudicar o bom funcionamento da companhia.
"Quando uma empresa não está indo bem, primeiro, é preciso entender porque ela não está bem e fazer uma retomada do planejamento inicial", afirma o consultor. O conselho é reavaliar os quatro P´s da empresa: propósito, processo (incluindo operação, comercialização, controle e liderança), pessoas e parceria (fornecedores e clientes).
:: Confira dez pontos de atenção ::
Mão de obra incompetente
Contratei mal, remunerei mal, supervisionei pior e agora não consigo um resultado legal. Isso pode ter espantado os clientes, resultando em erros nos projetos ou em dano no equipamento de grande valor da fábrica, por exemplo.
Máquinas
O mundo mudou e eu não. "Algumas empresas continuam com os mesmos equipamentos. Com isso, a empresa perde produtividade e, consequentemente, competitividade. E não adianta colocar a culpa nos chineses e falar que é impossível competir com a China", alerta do consultor.
Meios operacionais
O problema ocorre se o ambiente operacional é muito caro para o resultado que a empresa oferece. "Tem aquele ditado: 'por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento'. A empresa não pode ostentar uma imagem de negócio que não tem", diz Messias.
Método
O problema está em fazer as coisas de qualquer jeito, a qualquer preço, sem se preocupar com os custos. Por exemplo, cada funcionário atende do jeito que acha que deve fazer ou cada funcionário da área de produção trabalha como se fosse para si próprio.
Descontrole financeiro
"É o famoso: trabalhei muito, mas quem ganhou foi o banco", diz Messias. O descontrole da área financeira inviabiliza o fluxo de caixa e gera a necessidade de capital de terceiros. "Quando as margens são pequenas, isso se torna insuficiente para continuar no jogo", pontua.
Qualidade
De acordo com Messias, excesso de qualidade pode ser tão ruim quanto a falta dela porque agrega custos e não valores frente ao cliente. "Em alguns casos, ocorre da empresa fazer luxo demais que não é valorizado pelo cliente, com isso, a empresa acaba encarecendo o produto e desfavorecendo o preço frente aos seus consumidores", diz.
Vendendo muito e entregando pouco
O não cumprimento de prazos acaba desfavorecendo relações comerciais seguras e fidelizáveis. Com isso, o cliente sente-se enganado e compra uma vez só.
Mistura de finanças
Não se deve misturar o bolso do empresário com o bolso da empresa. "O empresário não deve misturar vida privada com patrimônio. Senão, entra naquela de empresa pobre de dono rico", afirma Messias.
Colocar todos os ovos na mesma cesta
Não se pode apostar em um único cliente forte. "Ele pega um resfriado e você pega uma pneumonia", alerta Messias.
Sociedade
É importante tomar cuidado com a formação da sociedade. Os sócios devem conversar sobre as expectativas e deixar claro o que quer e espera-se de cada sócio.
Notícias Técnicas
Aposentadoria especial exige comprovação técnica, atenção às novas regras e documentação completa para garantir a concessão do benefício
Empresas devem revisar folha de pagamento para possíveis restituições
MTE e Dieese listam 18 boas práticas de negociação coletiva trabalhista para promover bem-estar, prevenir doenças e combater assédio
Estamos a menos de 5 meses do início do período de transição da Reforma Tributária, que começa em 2026, com a fase de testes, e termina em 2032, com a aplicação integral da nova legislação a partir de 2033
Notícias Empresariais
Negócios que combinam visão de longo prazo, inovação constante e foco genuíno no cliente constroem bases sólidas para crescimento sustentável e liderança de mercado
Embora programas de bem-estar e benefícios ajudem, eles não atacam a raiz do problema. A responsabilidade de criar um ambiente onde o burnout não se instale é da liderança
Mais do que acompanhar a tecnologia, o RH precisa impulsionar a transformação sem perder o fator humano
Saiba como garantir a segurança de dados e atender às normas
A R$ 5,20, moeda já acumula queda de 10% em 2025
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional