O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Área do Cliente
Notícia
Economia e demanda são as maiores preocupações
Questões menos associadas com o direcionamento das vendas estão abaixo na lista de prioridades.
O cenário econômico e a demanda do consumidor são as principais preocupações dos executivos, à frente de temas como segurança alimentar e marketing. A conclusão é de uma pesquisa sobre as principais preocupações dos empresários feita pela firma de auditoria KPMG ao redor do mundo. Foi o primeiro levantamento com esse perfil que a KPMG fez, e, portanto, não há base de comparação.
A pesquisa foi realizada entre março e abril deste ano, e mostra que os empresários - a maior parte de alto escalão - previam um cenário complicado, inclusive para o Brasil. "Sobreviver é o tema-chave", disse em relatório John Morris, chefe de mercados consumidores da Europa, na KMPG no Reino Unido. "Questões relacionadas com vendas [de produtos] top de linha e rentabilidade estão no topo [das preocupações dos entrevistados]. Questões menos associadas com o direcionamento das vendas estão abaixo na lista de prioridades."
A pesquisa foi realizada por internet e telefone em março e abril de 2013 com 442 executivos de companhias sediadas em 44 países, sendo 14 no Brasil. Entre os entrevistados, 62% ocupam cargos de presidente, diretor de operações ou vice-presidente sênior.
Os temas cenário econômico e demanda do consumidor também vêm dominando as discussões no Brasil durante as últimas semanas, quando a desaceleração em diversos setores tem se mostrado mais evidente. "Não significa cancelar decisão de investimento, mas talvez postergar a decisão. O risco [no momento] existe e é natural, são investimentos relevantes e importantes. É natural que o investidor suspenda e avalie a decisão", diz Paulo Ferezin, diretor líder para o setor de varejo da KPMG no Brasil. Para ele, os fundamentos da economia brasileira e as perspectivas no longo prazo são reconhecidos pelos investidores, que podem retomar os investimentos com planos maiores.
No Brasil, boa parte das empresas enfrenta custos subindo mais do que a receita e dólar encarecendo as dívidas já tomadas.
A inflação medida pelo IPCA desacelerou em junho, mas ficou em 6,7% no acumulado de 12 meses, acima do teto estabelecido pelo governo federal, de 6,5%; as vendas do varejo desaceleraram em junho e as encomendas para os próximos meses estão perdendo fôlego; há um realinhamento de preços para baixo para desovar estoques. A receita do comércio e da indústria foi afetada pelos protestos em ruas e estradas em junho e julho.
"Protesto tem no mundo inteiro e pode indicar amadurecimento da população, apesar de mostrar um risco", diz Ferezin, quando questionado se as manifestações podem afastar os investidores do país.
As empresas estão preocupadas com a demanda, mostra a pesquisa da KPMG. Os executivos foram questionados sobre quais as alternativas para alavancar a rentabilidade do negócio nos próximos dois anos, e 43% responderam que a solução está no crescimento das vendas.
No relatório, a KPMG diz que o futuro da economia global é "ainda incerto" - avaliação embasada pelas "tendências mistas" dos gastos dos consumidores nos últimos trimestres, apesar de a maior parte das regiões pesquisadas apontar para recuperação e crescimento econômico.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional