Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Área do Cliente
Notícia
Por que as empresas perdem clientes?
Muitas empresas tratam o cliente como se ele fosse um mal necessário.
"O cliente pode demitir todos os funcionários de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em alguma outra companhia", por Sam Walton
Vivemos num mundo globalizado. Para as empresas, o resultado disso é o aumento progressivo da competição. Os produtos e serviços são cada vez mais fáceis de copiar (é o que a China faz, por exemplo), os preços cada vez menores e a concorrência aumentando. Por outro lado, quanto maior a competição, quem sai ganhando com isso é o consumidor, pois assim terá mais opções de escolha, deixando para as empresas a disputa em conquistá-lo.
Porém, neste mundo competitivo o maior diferencial - a única coisa realmente difícil de copiar -, são os serviços de atendimento de alta qualidade. Este diferencial é uma espécie de selo de identidade da empresa que a faz sobressair em meio aos concorrentes. Veja a Fedex, por exemplo, que faz da rapidez de entrega um de seus grandes diferenciais, ou os cartões fidelidade (como hotéis, companhias aéreas) que beneficiam o cliente leal com pontuações que lhe dão atraentes vantagens adicionais gratuitamente. Empresas que não investem em atendimento de qualidade estão fadadas a falir ou serem incorporadas por outras.
Segundo o IBRC, Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente os principais erros cometidos pelas empresas no atendimento são:
- Não cumprir o que prometeu
- Tratar o cliente com desdém ou indiferença
- Robotização do atendimento
- Não ter a humildade de enxergar seus erros
- Demonstrar falta de conhecimento do cliente
Além disso, inúmeras pesquisas feitas em nosso país revelam um dado impressionante. Veja o quadro abaixo.
PORQUE SE PERDE UM CLIENTE?
1 % POR FALECIMENTO
5 % POR MUDANÇA DE ENDEREÇO
5 % POR AMIZADES COMERCIAIS
10 % POR MAIORES VANTAGENS EM OUTRAS ORGANIZAÇÕES
14 % POR RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS
65 % POR INDIFERENÇA DO PESSOAL DE ATENDIMENTO
UM CLIENTE SATISFEITO INFLUENCIA POSITIVAMENTE 5 NOVOS CLIENTES
UM CLIENTE INSATISFEITO INFLUENCIA NEGATIVAMENTE 20 CLIENTES ATUAIS
O que chama atenção é que quase 80% da perda de clientes são por culpa da própria companhia ou do serviço de atendimento, revelando alarmante despreparo do pessoal. Esses são os dois maiores vilões que fazem as empresas perderem clientes.
A grande arma dos clientes e consumidores é o Código de Defesa do Consumidor que aumentou em muito o poder e a força do cliente que se julgar prejudicado em seus direitos. Órgãos como o Procon e outras entidades de defesa do consumidor têm poder coercitivo sobre empresas que não cumprem com seu papel. Ainda segundo esses órgãos, as principais reclamações dos clientes são: má qualidade do produto ou serviço, publicidade enganosa, serviço ou produto não entregue, cobrança indevida, produto com defeito, demora no atendimento e despreparo do pessoal de atendimento.
Muitas empresas parecem ser míopes ou têm memória curta. Elas esquecem que o protesto ou comentário desabonador de um cliente descontente feito na internet – como no Facebook, Twitter ou Blog - pode ter efeito devastador nos seus negócios, como já aconteceu inúmeras vezes, até com empresas multinacionais. A impressão que tais organizações passam é que elas não pretendem existir no mercado por muito tempo, ou não agiriam assim.
Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço. Thomas Berry
Extraído do livro “Manual de Atendimento ao Cliente”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.
www.administradores.com.br/artigos/marketing/por-que-as-empresas-perdem-clientes/75116/
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional