Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Área do Cliente
Notícia
Dicas para ter uma equipe mais participativa
Pessoas comprometidas e dedicadas dão muitas sugestões, participam intensamente do dia a dia da empresa e, não se conformam com o erro
Muitos gestores gostariam de ter um ambiente de trabalho mais saudável, e uma equipe participativa e engajada. Porém, têm medo que com isso abram espaço para as críticas e as reclamações. Acontece que receber críticas também é bom!
Pessoas comprometidas e dedicadas dão muitas sugestões, participam intensamente do dia a dia da empresa e, claro, não se conformam com o erro, criticando o que funciona mal, e dando contribuições para melhorias contínuas nos processos de trabalho.
A maioria das empresas têm estruturas enxutas, dependem ainda mais desta participação efetiva de toda sua equipe. Portanto, uma tarefa essencial do líder é estimular a livre circulação de ideias por toda a companhia, já que as melhores contribuições surgem em ambientes vibrantes, que por sua vez melhoram o ambiente e a produtividade.
Seguem algumas dicas para estimular a participação de seus funcionários:
Esteja disponível para ouvir - Líderes que sempre estão dispostos a ouvir sugestões estão sempre aprendendo algo novo, sem ter a obrigação de aceitar tudo que ouvem.
Valorize opiniões divergentes - Analise e debata as diferentes opiniões sobre um mesmo assunto. As pessoas se sentem valorizadas quando suas ideias e opiniões são debatidas, o que estimula uma participação mais intensa de todos.
Estimule sugestões de melhorias - Tenha um email exclusivo para receber sugestões, além de uma reunião mensal para debater e implementar as melhores.
Premie as melhores sugestões. Faça concursos da melhor sugestão do trimestre, por exemplo, e premie através de pequenas quantias em dinheiro, um dia extra de folga ou treinamentos especiais aos ganhadores.
Aceite críticas. Críticas são muito bem vindas, quando melhoram os processos. Aceitar críticas construtivas faz parte do processo de aumento da confiança interna.
Dê o exemplo. Se você for um entusiasta da participação em debates, as pessoas aos poucos irão seguir o mesmo caminho.
Para ter sucesso duradouro a empresa precisa estimular a livre comunicação, já que um dos fatores que mais motivam as pessoas é dar-lhes a chance de utilizarem seu potencial máximo de contribuição.
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional