Atualização publicada pela Receita Federal ajusta leiautes da NF-e e NFC-e para adequação às novas regras da Reforma Tributária de Consumo
Área do Cliente
Notícia
Mês de março registra a maior inflação para o período desde 2003
Em 12 meses, a inflação acumula alta de 6,15%, quase a meta do governo
A inflação de março veio muito pior do que o esperado. Foi a maior para o mês desde 2003. Pesou principalmente a pressão dos alimentos e o índice, agora, está perto do teto da meta definida pelo governo.
A explicação para o índice de março começa no campo. A seca e o calor excessivo prejudicaram as lavouras. A oferta de alimentos diminuiu, o preço aumentou e chegou aos supermercados. “Cada vez eu estou gastando mais, cada mês que passa”, diz um carioca.
Os preços que mais subiram são de alguns alimentos muito presentes na mesa do brasileiro. A batata inglesa, por exemplo, aumentou em média 35%. O tomate, de novo ele, 32%. Além disso, feijão carioca, verduras, ovos e leite longa vida também ficaram mais caros. Resultado: na hora de passar no caixa, quem não quiser gastar tanto tem que comprar menos.
Os transportes também pesaram no cálculo do IPCA. O preço das passagens aéreas foi às alturas por causa do Carnaval. A inflação oficial em março ficou em 0,92%, acima do índice de fevereiro (0,69%).
“Mesmo a pior expectativa estava abaixo de 0,90%. Ou seja, o que saiu foi um número ruim. Não podemos tapar esse sol com a peneira”, aponta o economista Claudio Frischtak.
Em 12 meses, a inflação acumula alta de 6,15%, e quase encosta no teto da meta do governo. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o índice já ultrapassou o máximo permitido, que é de 7,87%.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que está em Nova York para um encontro com investidores, disse que a inflação não vai fechar o ano acima da meta. “Ela tende a reduzir. Ela subiu agora, acho que está no máximo. E, a partir do próximo mês, já ficará um pouco menor, depois vem, em maio, menor ainda, em junho menor ainda. Então ela é passageira”, declara Guido Mantega.
Em Washington, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, defendeu a polícia monetária. Os juros básicos da economia já subiram nove vezes em um ano. "O que eu posso lhe assegurar é que o Banco Central tem feito tudo e continuará fazendo o que for necessário para a inflação mais uma vez estar dentro do limite do regime de metas", explica Tombini.
Notícias Técnicas
A DCTFWeb deverá ser apresentada até o último dia útil do mês seguinte do fato gerador. Entenda!
Em outubro de 2025, já entram em ambiente de produção os campos das notas fiscais (NF-e e NFC-e) relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária
Como lidar com a recusa do outro sócio na alteração contratual?
Empregadores passam a registrar no eSocial descontos de consignados, centralizando gestão na folha e assumindo novas obrigações mensais
Notícias Empresariais
Se você busca mais sucesso, pare de esperar que ele traga felicidade. Foque primeiro em cultivar bem-estar, conexões reais e momentos significativos
Na próxima vez que travar diante de uma tarefa, pergunte-se: é minha cabeça, meu coração ou minhas mãos que estão bloqueando?
Com mais longevidade e desejo de protagonismo, profissionais maduros pedem programas que valorizem futuro, bem-estar e continuidade produtiva
Casos recentes mostram como fornecedores mal gerenciados podem comprometer sistemas críticos de corporações
Enquanto o mundo acelera com tecnologia e inovação, o Brasil ainda enfrenta entraves para aumentar sua produtividade
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional