A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Área do Cliente
Notícia
Missão e visão: aprenda a definir o propósito e os valores da organização para alcançar resultados sustentáveis
A cultura de serviços de uma organização é um elemento muito importante para a estruturação de valores, princípios, atitudes e comportamentos que devem ser incorporados por todos os profissionais
Da mesma forma que para viver em sociedade precisamos estabelecer determinados padrões e regras, com uma empresa o caminho não é diferente. Ela deve se pautar em valores que sejam coerentes com as necessidades da organização, dos funcionários, fornecedores e clientes. Atualmente, são poucas as organizações que conseguem transmitir para a equipe e, até mesmo ao público externo, sua missão. Isso acontece, justamente, porque muitas não sabem determinar sua proposta de valor.
A cultura de serviços de uma organização é um elemento muito importante para a estruturação de valores, princípios, atitudes e comportamentos que devem ser incorporados por todos os profissionais. As empresas que conseguem definir e transmitir sua proposta de valor, de modo que todos os públicos identifiquem imediatamente a missão da organização, podem se considerar diferenciadas no mercado corporativo.
Com o objetivo de mapear as necessidades e oferecer soluções eficientes para o desenvolvimento de todas as áreas da empresa, realizo em pequenas, médias e grandes organizações, programas completos de educação continuada, tendo como conceito o resultado sustentável. Esse programa dura, em média, um ano e meio e proporciona mudanças significativas na organização. Todo o trabalho que desenvolvo é com o objetivo de fortalecer e criar lealdade com a marca. O cliente, o fornecedor, o colaborador precisam ser fãs e apaixonados pela empresa, como acontece com as organizações líderes do mercado internacional.
Desde 2013, realizo na rede de Supermercados Brasão, por exemplo, o programa de Educação Continuada com objetivo de implantar resultados eficazes e também de criar um novo conceito para a rede. Com este trabalho desenvolvi técnicas de coaching voltadas para os líderes da rede para que os mesmos atuassem de forma mais eficaz com suas equipes. Além disso, criei também a Universidade Corporativa do Brasão – UNIBRASÃO - que veio para transformar a vida profissional dos colaboradores através do conhecimento.
A educação passou a ser a maior causa da empresa. O conceito de criar fãs e oferecer educação foi instaurado no DNA da empresa e de todos os colaboradores que trabalham voltados para este foco. Por se tratar de uma grande rede de varejo em Santa Catarina, uma das principais dificuldades da companhia é eliminar a alta rotatividade dos funcionários. Como o turnover depende não somente de fatores internos, mas também de fatores externos, estamos tornando o ambiente de trabalho Brasão ainda mais agradável para os colaboradores. Com isso, a empresa já sentiu um resultado positivo, e atualmente, constatou uma redução média de dois pontos percentuais no turnover.
Abaixo, confira os passos fundamentais para construir e transmitir a proposta de valor da sua empresa, como aconteceu com a rede de Supermercados Brasão:
1º Passo
Definir a missão, visão e valores da organização: uma vez que a empresa tem essa proposta de valor estabelecida, ela consegue propagar e envolver todas as pessoas, desde os funcionários, fornecedores, até os clientes. É importante iniciar esse trabalho através dos líderes, para então impactar os demais públicos e implantar esse conceito em todas as áreas da empresa.
2º Passo
Estabelecer o padrão de serviço da empresa: através de um trabalho de educação continuada, desenvolvo e implemento novos conceitos sustentáveis de cultura de serviço, de forma que todos os setores tenham a mesma excelência que a empresa almeja. Para isso, é importante que a companhia abrace a causa da educação e esteja comprometida com foco no resultado final.
3º Passo
Implantar e transmitir os novos conceitos em todas as áreas da organização: para solidificar a missão e a proposta de valor da empresa é necessário implantar esses novos conceitos em todas as áreas da organização, desde o nível mais operacional até os cargos de gerência e diretoria. Todos os funcionários e setores precisam ter o mesmo padrão e qualidade de serviços, não importa se a empresa tem uma ou dez lojas, por exemplo. É o caso da Disney, que possui a mesma proposta de valor e o mesmo padrão de serviço, tanto nos parques quanto no Hotel e no navio. Para eles, os padrões são invioláveis.
E quais são os resultados reais para a empresa?
O principal retorno é o fortalecimento da marca. Quando inicio esse trabalho na organização, procuro levar em consideração alguns fatores, como: fazer a empresa valer mais e prepará-la para ampliar o seu negócio (ex: abertura de franquias e cargos de sucessão). E nós conseguimos construir e atingir tudo isso implantando uma cultura de serviços bem definida. Além da valorização da marca, a empresa consegue diminuir também o seu turnover, ter equipes mais motivadas e comprometidas, aumentar a sua produtividade e lucratividade. Todas as ações que eu proponho têm que ser sustentáveis para a empresa. Meu propósito é preparar a equipe para que possa dar continuidade ao trabalho que foi iniciado.
Notícias Técnicas
Calendário começou em 15 de agosto e o prazo final é 28 de novembro às 19h (de Brasília). Confira editais, com descontos de até 65% e parcelamento até 60 meses
Manual revisado simplifica procedimentos no Sistema Mediador e valoriza exemplos de cláusulas inovadoras já pactuadas
Crescimento em seguidores e visibilidade não garante contratos sem processos de vendas bem definidos e foco em resultados
Reconhecimento representa um marco importante para o Brasil na implementação das regras internacionais do Pilar Dois (tributação mínima global de grandes grupos multinacionais)
Notícias Empresariais
Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos
Descubra séries que ensinam planejamento financeiro, consumo consciente e hábitos saudáveis para cuidar do seu dinheiro
O dólar é referência monetária nas transações internacionais
Automatização e integração serão fundamentais para o sucesso fiscal
Pesquisa mostra ainda que 76% dos decisores acreditam que, no futuro, todas as áreas passarão pelo cloud
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional