Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Área do Cliente
Notícia
Os principais inimigos de uma boa venda
Saber vender: uma das principais características de um bom vendedor é a disciplina
Uma boa venda é aquela que usualmente chamamos de “ganha-ganha”, isto é, ao fim do ciclo, tanto comprador quanto vendedor ficam satisfeitos. O primeiro por ter comprado um produto ou serviço que atende àquilo que buscava pelo preço justo e o segundo por ter podido atender ao cliente de forma satisfatória. Uma boa venda cria condições para outras boas vendas. E isto é bom.
Entretanto, um ciclo de vendas ganha-ganha não é tão fácil de ser obtido na prática. Existem muitas armadilhas que poderão levar o vendedor a não ter sucesso. A primeira delas é deixar-se seduzir pelas primeiras impressões. Qualificar um cliente baseado nelas muitas vezes é o primeiro passo para destruir as chances de uma boa venda.
Vendedores rotulam os clientes e passam a agir em nome disto, superestimando ou subestimando o potencial de compra. Clientes não gostam de ser rotulados e o processo de vendas passa a ser difícil o que não contribui em nada para uma boa venda. Assim sendo, não qualifique seu cliente por impressões iniciais. Use sua experiência, mas não aja prematuramente. Entenda o cliente, procure conhecer o seu comportamento de compra e responda de forma compatível.
Uma outra forma de não conseguir uma boa venda é deixar a sua ansiedade te dominar. Vendedores ansiosos, deixam os clientes desconfortáveis e pressionados, poderão não comprar ou levar alguma coisa que não era exatamente o que procuravam. Uma eventual dissonância fará desse cliente um potencial inimigo. Todos sabemos que a pressão por resultados é inevitável, mas é preciso não transferi-la ao cliente. Deixe-o a vontade, ajude-o, oriente-o, mas não o pressione. Lembre-se que a venda é parte do atendimento ao cliente, o qual só irá fazer um bom negócio com você se estiver satisfeito.
Boas vendas existem quando cliente, você e a empresa ganham. Todo cliente, o brasileiro em particular, adora uma pechincha, um desconto. Fique atento. Jamais prejudique suas margens para realizar uma venda. Uma venda com margem baixa não é boa para você. Se o cliente é orientado a preços busque levá-lo para as ofertas ou produtos e serviços com preços compatíveis com a disposição de gastar do cliente.
Tente conciliar a necessidade do cliente com preços compatíveis. Negocie com o cliente, mas jamais venda algo que ele não precisa, ou pior, algo que não o atenda, simplesmente para fechar o negócio. Da mesma forma, não sacrifique suas margens para atendê-lo, a menos que tenha alguma razão importante para fazê-lo, tal como um cliente preferencial ou por ser estrategicamente importante fazer aquela venda.
Enfim, uma boa venda é tudo que nós profissionais de vendas queremos. Mas é muito fácil cair nas armadilhas que nos fazem desperdiçá-las. O segredo vem do dito popular “um olho no peixe, outro no gato”. Preste atenção nos sinais do cliente. Eles revelam muito sobre seu comportamento. Use-os com sabedoria para atendê-lo da melhor forma, mas nunca esquecendo que você também precisa ficar satisfeito. Resista à tentação do desconto fácil, que poderá facilitar a venda, mas prejudicará suas margens. Uma venda que não é ganha-ganha é ruim para todos.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional