Receita Federal e municípios trabalham na implementação da Reforma Tributária sobre o consumo
Área do Cliente
Notícia
Empresas responsáveis, consumidores satisfeitos
No final de 2021, ainda em meio a um cenário de muita incerteza e insegurança em relação à pandemia, os consumidores não deixaram de ir às compras.
No final de 2021, ainda em meio a um cenário de muita incerteza e insegurança em relação à pandemia, os consumidores não deixaram de ir às compras. No entanto, eles se anteciparam, priorizaram o canal online e tiveram especial atenção às medidas de saúde e segurança. Agora, à medida que as condições avançam e o mundo híbrido ganha ainda mais espaço, esses consumidores esperam uma jornada diferente, na qual digital e físico sejam integrados, e as marcas tenham uma atuação ainda mais responsável.
O desafio continua grande em meio ao movimento de retomada, com um cenário competitivo e consumidores com novas exigências: hoje eles estão digitalmente confiantes e orientados a propósito. Eles são informados e focados em encontrar marcas que se alinhem com seus valores. E, ao contrário do momento inicial da pandemia, que afetou bruscamente todos os negócios, agora vemos aquelas empresas que aceleraram sua transformação digital com um diferencial em mãos para atender as demandas desse novo consumidor.
Propósito, valores e confiança
No ano passado, somado à preocupação com a pandemia e na lista de pontos de atenção dos consumidores, a sustentabilidade surgiu como item importante, seja na escolha dos produtos, no planejamento dos eventos de final de ano, na escolha de destinos, meios de transporte e restaurantes para frequentar – com consumidores de olho naquilo que causa menos impacto ambiental. Em 2022, esses consumidores seguem atentos a isso. Eles (44%) escolhem produtos e marcas com base em como eles se alinham aos seus valores, direcionados pelo propósito, segundo estudo do IBM Institute of Business Value. Somado a esse movimento, vemos que existe uma predisposição para pagar um preço superior se atrelado à sustentabilidade – porém ainda com um gap entre a intenção e a compra em si.
Pontos de contato digitais
Muitos consumidores foram levados a descobrir formas digitais de interação para a compras de produtos, mobilizados pela pandemia e o distanciamento social. Agora, mais imersos nesse universo, eles esperam uma experiência que conecte o digital com o mundo físico em uma jornada única para ter mais praticidade. Essa integração que permite uma “compra híbrida” já é a principal forma de consumo para 27% dos consumidores entrevistados, sendo destes a maioria da geração Z (36%). Exemplos incluem fazer a compra online e receber em casa, comprar online e retirar na loja e ainda interações digitais nos próprios espaços físicos. Já são maioria aqueles que usam ou tem intenção de usar o self-checkout (71%). Ainda que as lojas não sejam mais o único canal padrão de compra, seguem como método primário para 72% dos consumidores.
Por um lado, é preciso considerar a sustentabilidade como um imperativo de negócio crucial para conduzir à resiliência e agilidade que as empresas precisam em um mundo onde a mudança é constante. Segundo o Fórum Econômico Mundial, os cinco principais riscos de negócios estão relacionados ao meio ambiente, dando a dimensão de quão central o tema é para a estratégia e o futuro dos negócios e da sociedade.
Para além desse aspecto, a transformação da cadeia de suprimentos e a escassez de talentos pressionam os setores de varejo e de consumo, fazendo com que as empresas tenham que se tornar ainda mais criativas e eficientes. Para lidar com isso, mais da metade dos executivos do varejo (58%) e produtos de consumo (55%) estão focados na construção de agilidade para se adaptarem mais rápido às mudanças na demanda.
Para se tornarem mais centradas no consumidor e atender a esses aspectos, entregando experiências de marca engajadoras, é preciso olhar para a questão do propósito, usando
a tecnologia como um diferencial, para permitir que os clientes construam suas próprias jornadas de compras. Isso começa com a compreensão do que os clientes realmente querem para refletir em produtos que se conectem com os valores, desde sua origem e fabricação até a entrega e consumo final.
LEIA TAMBÉM: Frente a frente com a diversidade e a inclusão: um olhar para a liderança
A adoção da nuvem híbrida, da análise de dados e da inteligência artificial entregam flexibilidade, contribuem para a previsão da demanda e podem ajudar a criar um relacionamento mais personalizado. Essas são algumas das tecnologias essenciais para gerenciar uma cadeia de suprimentos ágil e que permita uma conexão multicanal, pensando em elementos que impactam diretamente na experiência e na decisão desse novo consumidor. Uma liderança atenta a esses movimentos pode aproveitar os benefícios da tecnologia para adequar processos e serviços e entregar uma experiência completa e positiva de ponta a ponta.
Os consumidores estão dispostos a se relacionar com as marcas de novas formas, mas para ter sucesso, as empresas precisam criar esse caminho. E a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo de ouvir, conhecer e entregar conexões que, mais do que uma transação no ponto de venda, podem se transformar em uma relação sustentável e um futuro promissor.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/04/empresas-responsaveis-consumidores-satisfeitos/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
Notícias Técnicas
Aposentadoria especial exige comprovação técnica, atenção às novas regras e documentação completa para garantir a concessão do benefício
Empresas devem revisar folha de pagamento para possíveis restituições
MTE e Dieese listam 18 boas práticas de negociação coletiva trabalhista para promover bem-estar, prevenir doenças e combater assédio
Estamos a menos de 5 meses do início do período de transição da Reforma Tributária, que começa em 2026, com a fase de testes, e termina em 2032, com a aplicação integral da nova legislação a partir de 2033
Notícias Empresariais
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Negócios que combinam visão de longo prazo, inovação constante e foco genuíno no cliente constroem bases sólidas para crescimento sustentável e liderança de mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional