Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
7 dicas para fazer uma boa apresentação no ambiente profissional
Se destacar é fundamental para conseguir crescer dentro de uma grande empresa
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Logo, se destacar é fundamental para conseguir crescer dentro de uma grande empresa. Por causa disso, no trabalho, uma boa comunicação pode ser o ponto decisivo para uma promoção.
Quando se é convidado pelo chefe ou um cliente para apresentar um projeto, uma campanha ou os resultados de um trabalho, é comum sentir insegurança. Surge o medo de falhar na apresentação, de passar vergonha diante de pessoas importantes e que podem ser cruciais para o nosso crescimento dentro da empresa.
1. Conheça o assunto
Para ser bem-sucedido em uma apresentação importante, os primeiros passos são: treinar, praticar e saber muito bem o que será falado. Quanto mais conhecimento tiver sobre o assunto, menos nervoso você ficará. “O preparo deve focar, primeiramente, o contexto, o assunto e o objetivo. Depois, o propósito da apresentação, se é persuasiva, motivacional ou mista”, explica Reinaldo Passadori, líder no campo da comunicação verbal, fundador e CEO da Passadori Educação e Comunicação.
2. Organize a apresentação
O especialista cita outros pontos que devem ser levados em conta na organização da apresentação, como o tempo da apresentação, os recursos audiovisuais que serão utilizados e o desenvolvimento do conteúdo, que deverá abordar todos os elementos da apresentação (definindo como iniciar, desenvolver e concluir a apresentação).
3. Defina o tempo para cada assunto
Segundo Ricardo Karpat, diretor da Gárbor RH, as apresentações devem ser curtas. “A linha de raciocínio a seguir é: como comunicar tudo que preciso, sem deixar nenhum aspecto importante de fora, no menor tempo possível? Se um projeto pode ser apresentado em 5 minutos, por que irei me estender mais?”, enfatiza.
Reinaldo Passadori acrescenta que uma boa prática é ensaiar e definir o tempo de cada parte. “Assim não terminará muito antes e, se necessário, é possível acelerar um pouco no final. O tempo estabelecido não deverá ser ultrapassado”, enfatiza.
4. Escolha a roupa correta
Hoje em dia, é muito mais complicado falar de roupas certas para o ambiente de trabalho do que antigamente. Mas, quando se trata de uma apresentação formal, ainda é interessante utilizar roupas mais formais. “É melhor superar as expectativas do que frustrá-las. Ninguém deixará de ‘comprar’ suas ideias por você estar vestido acima de suas expectativas. Já o contrário, pode acontecer”, alerta Ricardo Karpat.
5. Faça um checklist
Uma boa apresentação tem muitas etapas. Para que nada saia errado, é importante fazer um checklist para verificar cada passo no dia da apresentação, incluindo todos os equipamentos e materiais que utilizará.
6. Tenha cuidado com os erros
Alguns erros são muito comuns em apresentações e podem colocar tudo a perder. Erros de português, desorganização, dicção ruim, fala acelerada, ausência de gestos, monotonia, inadequação de recursos audiovisuais, além de vocabulário inadequado ao público-alvo, são os principais citados por Reinaldo Passadori.
“Para evitá-los, insisto em um bom curso de comunicação verbal , que poderá dar as necessárias orientações individuais, além de fortalecer a segurança para que o profissional faça valer de fato todo o esforço que fez para aprender e tornar-se o profissional que é”, orienta.
7. Não exagere na confiança
Para Ricardo Karpat, o excesso de confiança também pode ser um grande vilão, pois o profissional acaba não se preparando como deveria e pode cometer erros graves. “Outro problema comum é o profissional não realizar a conferência dos materiais que utilizará na apresentação, possibilitando o esquecimento de algo importante”, alerta.
Fonte: IG ECONOMIA
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional