A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Área do Cliente
Notícia
Comunidades no Whatsapp podem bombar as vendas do seu negócio: veja como funciona e crie a sua
A novidade traz a possibilidade de reunir grupos com interesses semelhantes, somando mais de 50 mil pessoas impactadas com as mensagens
Criadas com objetivo de reunir vários grupos em um mesmo ambiente, as comunidades do Whatsapp chegaram ao Brasil recentemente, em janeiro de 2023. O recurso, já disponível em aparelhos IOS e Android, e se apresenta como uma excelente ferramenta para os micro e pequenos negócios estreitarem o relacionamento com os clientes.
De acordo com a analista de Mercado e Transformação Digital do Sebrae Janaína Camilo, o grande destaque desse novo recurso é a possibilidade de escalar o alcance das comunicações e aumentar o número de vendas fechadas. “A comunidade Whatsapp é a evolução dos grupos tão utilizados por todos nós, com acréscimo de uma estratégia em sua organização. Os participantes recebem avisos enviados a comunidade como um todo, e nos grupos se trata e discute sobre o que foi comunicado. Pesquisa recente do Sebrae, mostra que 84% dos clientes de vendas online usam o Whatsapp como principal canal para efetuar as operações. Ter a possibilidade de agrupar diversos contatos na comunidade expande muito os resultados dos negócios”, afirma. “Quem empreende na área de alimentação, pode criar uma comunidade com os clientes e enviar promoções, fotos atrativas, vídeos com a programação da semana e isso vai chegar a muitas pessoas, inclusive em quem não participa dos grupos. Ter o cliente como um propagador do seu negócio é a melhor prova social que se existe”, completa Janaína.
Além das vendas
As comunidades no Whatsapp também se revelam uma opção de ferramenta de gestão, facilitando a comunicação com fornecedores, colaboradores, parceiros e demais grupos que se relacionam com as empresas. Segundo a especialista, é possível ainda fazer enquetes, recolher feedbacks das compras e experiências com os produtos e serviços, além de controlar a possibilidade de se ter comunidades proativas, aquelas em que só o administrador envia as mensagens e as reativas, onde o público pode interagir.
“É um recurso de muitas possibilidades. Se o negócio ainda não tem grupos com clientes, mas possui uma base de dados com os contatos, as comunidades podem ser criadas. Se ele quer gerar leads pode criar uma comunidade para divulgar promoções. Se deseja fazer uma pesquisa de mercado, pode criar uma comunidade em que todos os membros se comunicam, ou usar o recurso de enquetes”, exemplifica.
Janaina chama atenção para o cuidado com os dados dos clientes. De acordo com ela, as pessoas só podem ser acionadas e incluídas em grupos e comunidades se informar seu contato para o empreendimento por meio verbal, por escrito ou em plataformas online. “Hoje temos a Lei Geral de Proteção de Dados que versa sobre a segurança e a privacidade dos clientes e dos negócios”, alerta.
Veja o passo a passo de como criar uma comunidade para o seu negócio:
1 – Com celular aberto no Whatsapp, clique em comunidades, ícone com design de três pessoas no topo esquerdo da página inicial, em seguida clique em começar, escolha um nome e uma descrição para a comunidade. Seja objetivo, use o nome do seu negócio e fale o objetivo na descrição (promoções, ofertas, feedbacks, gestão administrativa…)
2- Escolha uma foto ilustrativa, pode ser uma logomarca ou imagem que ilustre o negócio. Essa parte é opcional. Avance.
3- Com os contatos salvos no celular, adicione grupos já existente e crie novos (podem ser criados até 10 grupos).
4 – Pronto sua comunidade está pronta para uso. Dedique um tempo para produzir conteúdo para a ferramenta. Bons negócios!
Comunidades no Whatsapp
• 84% dos clientes que compram online usam do Whatsapp como canal (Fonte: Pesquisa Sebrae)
• Cada comunidade possibilita 50 mil participantes (Fonte: META)
• Cada comunidade pode ter 50 grupos
• Cada grupo pode ter 1024 pessoas
• 5 mil pessoas podem receber a mesma mensagem com um clique
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional