Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
As habilidades do futuro para um profissional de vendas - e como ajudar a desenvolvê-las
O perfil ideal da envolve o equilíbrio entre hard e soft skills, habilidades que podem ser trabalhadas através de treinamentos
Domínio técnico da atividade e capacidade de se relacionar com as pessoas. Essas são as duas habilidades básicas que um profissional precisa ter para dar conta de suas tarefas. No caso dos vendedores, não é diferente.
Ouso dizer que o perfil ideal do profissional de vendas está alinhado ao conceito de um profissional T-Shaped, que é aquele que possui um conhecimento vertical – especializado em sua área – e horizontal – com habilidades mais abrangentes e generalistas, ligadas a outras frentes -, representando um equilíbrio entre hard skills e soft skills.
Porém, no cenário de recrutamento e seleção de profissionais, nem sempre é possível contratar colaboradores que já possuam todas essas habilidades totalmente desenvolvidas, da maneira que a função demanda. Nesse sentido, cabe à empresa investir em um treinamento que desenvolva, de acordo com a sua necessidade, as competências de seus funcionários.
Contudo, um levantamento feito pela VendaMais revelou que, na prática, isso tem acontecido de forma diferente. O estudo mostrou que, em 46,4% dos casos, não existe uma pessoa responsável pelo treinamento da equipe de vendas, e apenas em 26,4% dos cenários a aplicação dos treinamentos é feita por um profissional que seja consultor, treinador ou palestrante externo contratado. Além disso, a média mensal de tempo de treinamento para 62,3% dos vendedores é de 1 a 2 horas.
Os dados refletem uma realidade comum. Segundo Simon Sinek, existem duas abordagens diferentes no mundo dos negócios: as empresas focadas no curto prazo e na concorrência (jogo finito) e as empresas focadas no longo prazo e nos clientes (jogo infinito). Empresas que desenvolvem continuamente os seus respectivos times de vendas jogam um jogo diferente.
Ter sob perspectiva que, para além do custo financeiro, treinar a equipe gera resultados, faz com que o treinamento deixe de ser um evento e passe a ser um processo orgânico que faz parte do dia a dia da organização. Na prática, as habilidades necessárias para se criar um vendedor de sucesso podem, sim, ser desenvolvidas a partir de um treinamento aplicado pela empresa, colocando em foco quais as dores que pretende solucionar.
Como desenvolver as habilidades e competências de um vendedor por meio de treinamento?
Levando em conta a necessidade de desenvolver de forma assertiva o perfil de um vendedor, um treinamento de vendas precisa considerar três pontos fundamentais:
- Conhecimentos em Customer Success: o profissional de vendas precisa aprender a identificar o que é sucesso para o cliente;
- Conhecimentos em Customer Experience: conhecer a jornada, os canais de interação e como interferir positivamente nesses canais;
- Postura desafiadora: isto é, o cliente hoje não deseja alguém que “resolva problemas”, ele quer ser parceiro de alguém que o desafie, que veja as oportunidades de desenvolvimento do seu negócio.
Entretanto, ainda há uma ferida a ser solucionada, pois quando se trata de hard skills e soft skills, adquirir conhecimentos técnicos é considerado mais fácil do que mudar atitudes. Um exemplo é a existência de excelentes vendedores, do ponto de vista técnico, que são incapazes de praticar três atitudes essenciais para o sucesso na área de vendas: a empatia, o altruísmo e a capacidade de adaptação.
Com isso, a abordagem dos treinamentos deve ser distinta. Para um treinamento técnico, o ponto de partida é identificar o nível da equipe, se existe uma discrepância de desempenho e, caso exista, se é devido a uma deficiência de conhecimento ou de habilidade – e a partir disso formular os objetivos do treinamento. Após a aplicação, é necessário realizar a aferição dos resultados, se houve progresso e como aplicá-lo no dia a dia.
Já no caso das soft skills, por ser algo mais subjetivo, é necessário definir desde o início qual é o exato objetivo do treinamento, estabelecer os indicadores de sucesso, ter em mente quais são as metodologias que ajudam a mudar comportamentos da equipe, implementar as soluções descobertas e fazer o controle dos resultados.
Nesse sentido, é perceptível que, quando o treinamento está presente como parte da rotina de vendas, não acontece apenas uma melhora no desenvolvimento, no atendimento e no relacionamento do time com os clientes, mas também há maior organização da metodologia de trabalho, mais metas sendo atingidas e uma melhora no faturamento. Cabe às empresas passarem a jogar o jogo da maneira correta, a partir de agora.
* Mônica Garcia é sócia e diretora de estratégias e experiências de aprendizagem na Building 8.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional