Lei 14.592/2023 vetou crédito de PIS e Cofins pelo ICMS que tenha incidido sobre a operação de aquisição
Área do Cliente
Notícia
Elegância e etiqueta para as festas de final de ano
E sempre fica aquela dúvida de como devemos nos comportar nestes eventos corporativos e comemorativos, não é mesmo?
Elegância e etiqueta para as festas de final de ano das empresas. Logo mais estaremos no mês de Dezembro, com diversas festas em comemoração ao final do ano, aos resultados das empresas e até mesmo em encontros entre amigos e família. E sempre fica aquela dúvida de como devemos nos comportar nestes eventos corporativos e comemorativos, não é mesmo?
É claro que será superinteressante se a empresa puder ter uma confraternização presencial com os colaboradores, para comemorarem as conquistas e se prepararem para os novos desafios que virão no próximo ano, mas bem sabemos que muitos funcionários estão em diversas localidades e a participação de todos nem sempre é possível. Neste caso, um encontro virtual também é muito válido, o importante é a comemoração e reconhecimento de tudo de bom que aconteceu!
Você é convidado? Não deixe de participar, mesmo que seja por um tempo menor, caso tenha outros compromissos. Esse é um ótimo momento para criar maior proximidade com colegas de trabalho, gestores e até mesmo estreitar relações com quem ainda não conhece. Por se tratar de um evento corporativo também é uma boa oportunidade de Networking e maior integração entre as pessoas, especialmente, caso a empresa tenha o regime de trabalho home office ou híbrido.
Seja uma comemoração simples ou mais requintada, um almoço ou a troca de presentes de amigo secreto, o que vale é a socialização, conversar sobre assuntos diversos saindo dos temas profissionais e aproveitar este acontecimento para trocar ideias diferentes das que normalmente temos nos dias de trabalho e conhecermos um pouco mais sobre o outro.
Embora seja um evento e clima mais descontraído é essencial seguir algumas orientações para que não haja excessos e nem situações constrangedoras, pois estes momentos são uma extensão do ambiente corporativo para algo mais casual e as pessoas podem se sentir mais à vontade e se esquecerem de que, apesar de ser uma confraternização, os convidados são colegas de trabalho e, geralmente, condutas inadequadas são observadas e não é uma boa para sua imagem profissional.
Atualmente a maioria das empresas estão muito mais informais, desconsideram regras rígidas de dresscode e estão muito mais abertas a comportamentos e apresentação pessoal com mais casualidade, no entanto, usar o bom senso na forma de se comportar e de se vestir, sempre irá manter sua Marca Pessoal destacada positivamente.
Seguem algumas recomendações sobre como aproveitar bem esse momento de descontração e comemoração:
- Festa na empresa é diferente de festa entre amigos e familiares, importante manter a postura profissional;
- Procure evitar assuntos polêmicos, tristes, fofocas… aproveite o momento para conversas mais leves;
- Evite exagerar nas bebidas alcoólicas e alterne bebendo água também;
- Leve um acompanhante somente se for acordado anteriormente com os responsáveis pelo evento;
- Fuja da tentação de “abrir o coração” para colegas e chefes, dizendo verdades fora de hora;
- Não canse os colegas e gestores com selfies intermináveis e atenção ao postar fotos de outras pessoas em suas redes sociais, o ideal é avisar a pessoa sobre a publicação antes de postar;
- Se houver Amigo Secreto, fique dentro do limite de gastos estipulado, inclusive se o presenteado for o chefe;
- Mais adequado é não dar presentes muito pessoais como roupas ou menos ainda lingeries;
- Tenha atenção com relação ao look vai usar, considere o local, horário, nível de formalidade, para escolher o look mais adequado. Apesar de ser uma ocasião mais casual, é bom seguir o bom senso na escolha das peças, a festa pode até ser em uma balada, mas nossa presença é para socializar e não azarar (deixe a paquera para outros locais rs);
- Se a festa for um jantar ou almoço, não chegue mais de meia hora depois do horário estipulado;
- É muito gentil dividir os lugares disponíveis para que todos possam se sentar em algum momnto e não ficar conversando por muito tempo em volta da mesa quando tem gente querendo se servir;
- Procure circular e conhecer novos contatos e não ficar muito tempo conversando somente com uma pessoa, afinal, ela também pode querer ter novos conhecidos.
Aproveite com charme e elegância estes eventos de diversão e integração com os colegas. Comemore as vitórias e se prepare para entrar com o pé direito no novo ano que está para chegar, novas oportunidades, desafios e que venham grandes possibilidades e prosperidade!
Notícias Técnicas
Medida visa automatizar rotinas processuais e reduzir o tempo de resposta aos segurados do INSS
A Receita Federal do Brasil informa que foram cancelados os Termos de Exclusão do Simples Nacional emitidos e enviados entre os dias 24 e 27 de junho de 2025.
Base legal: Medida Provisória 2.200-2/2001, Resolução CG ICP-Brasil nº 200/2023
O "Jogo do Tigrinho" agora é tributado
Notícias Empresariais
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas, participará, na terça-feira (1º), de audiência pública para debater a previsão de cobrança pela utilização dos sistemas operacionais
O segundo episódio do SESCON TALKS já está disponível e traz um tema fundamental para o mercado contábil
Proposta de regulamentação foi anunciada na terça, 24, pelo Banco Central
No mês de maio, Governo Central teve um déficit primário de R$ 40,6 bilhões, abaixo dos R$ 60,4 bilhões do mesmo mês de 2024
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional