A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Área do Cliente
Notícia
Banco Central determina limites de tarifa para cartões de crédito
Esta Tarifa de Intercâmbio é um percentual de cada compra que as bandeiras dos cartões pagam para os bancos emissores.
Nesta segunda, 26, o Banco Central publicou uma resolução em que estabelece um limite máximo na Tarifa de Intercâmbio (TIC) dos cartões emitidos por fintechs, da mesma forma como já era previsto para cartões de bancos tradicionais. Esta decisão pode mexer na disputa travada entre as fintechs e os grandes bancos.
Esta Tarifa de Intercâmbio é um percentual de cada compra que as bandeiras dos cartões pagam para os bancos emissores. A partir da nova regulação que começa a valer a partir de abril do ano que vem, o limite determinado para cartões de fintechs será de 0,7%, ao passo que para os cartões de bancos a taxa segue em 0,5%.
Esta diferença na regulamentação acontece pois as fintechs não emitem cartões de débito, mas sim cartões pré-pagos que possuem funcionamento similar, mas que são englobados por uma regulação diferente. Antes desta alteração pelo BC, a TIC não possuía limite para fintechs.
O Banco Central disse através de nota enviada ao Extra que a resolução determina um limite máximo para cartões pré-pagos diferente do cartão de débito, “reconhecendo sua importância para a inclusão financeira da população de menor renda e digitalização da atividade de pagamentos”.
“A redução da TIC, aliada à grande concorrência no mercado de pagamentos, tem o potencial de diminuir custos para o comerciante na aceitação de cartões, dando-lhe condições de repassar essa economia para o preço final de seus produtos”, disse o BC na nota.
Ao longo do processo de consulta pública a respeito desta resolução, as fintechs se mostraram contrárias a determinação de um teto para cartões pré-pagos. De acordo com elas, esta medida resultaria em um custo de R$24 bilhões em tarifas prejudicando o modelo de negócio das startups financeiras.Tarifa de intercâmbio
As tarifas de intercâmbio são determinadas pelas bandeiras como Mastercard e Visa, por exemplo, e cobradas para pagar os emissores de cartões (bancos e fintechs, no geral). Elas integram a MDR, a taxa de desconto que as empresas de “maquininhas” (credenciadoras ou adquirentes) recolhem dos lojistas.
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional