Os únicos canais para aposentados e pensionistas fazerem a notificação de não reconhecimento de desconto no benefício e consequente pedido de restituição são a plataforma Meu INSS (site ou aplicativo) e a central 135
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Servidores aposentados e pensionistas devem realizar Validação Cadastral até 30 de abril
Atualizar dados garante acesso a benefícios e previne fraudes. Agora, aposentados e pensionistas podem realizar a prova de vida imediatamente após finalizarem a validação
Realizar anualmente a Validação Cadastral é essencial para os servidores ativos, aposentados e pensionistas garantirem o acesso a serviços e benefícios, além de prevenir fraudes. Realizado exclusivamente pela plataforma SOUGOV.BR, na internet ou pelo aplicativo, o procedimento tem como objetivo manter atualizados os dados dos usuários, evitando inconsistências. A ação teve início no dia 1 de março e segue até o final deste mês, dia 30 de abril.
Tanto servidores quanto aposentados e pensionistas devem obrigatoriamente realizar a Validação Cadastral. Este ano, há uma novidade do ciclo dos aposentados e pensionistas: aqueles que estão com pendência na realização da prova de vida, procedimento também realizado anualmente, podem fazê-la imediatamente após finalizarem a validação no SOUGOV.BR.
Atualmente, são 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas no Poder Executivo Federal. Quase 43 mil aposentados, o que equivale a 27% do total, e 18 mil pensionistas (19,43%) já fizeram a Validação Cadastral.
Como fazer a validação cadastral
O processo é simples e rápido. Se for o caso, pode-se pedir ajuda a um familiar ou outra pessoa próxima para dar apoio no processo. A validação cadastral ocorre em quatro etapas.
Primeiro, na autodeclaração, o aposentado deve confirmar se possui mais de uma aposentadoria ou pensão (RPPS, INSS ou outra esfera), selecionando a opção correta antes de avançar.
No segundo momento, aparecem os dados pessoais. As informações já estarão preenchidas e o usuário deve apenas verificar se estão corretas antes ou se precisam ser alteradas antes de confirmar e seguir para a próxima fase.
Na terceira etapa, referente aos contatos, é necessário conferir e, se necessário, atualizar telefone, e-mail e endereço.
Se o beneficiário precisar interromper o processo a qualquer momento, pode clicar em “Salvar para Continuar Depois” e finalizar quando for mais conveniente. Entretanto, é essencial concluir a validação dentro do prazo. Após a finalização do prazo, no dia 30 de abril, o usuário só consegue acessar os demais serviços do SOUGOV.BR se terminar a validação.
Confira o passo a passo:
Imagem: Divulgação
Evite Golpes
A Validação Cadastral também representa uma medida de segurança fundamental para prevenir fraudes. Recentemente, as autoridades têm registrado muitos golpes no ambiente virtual, que têm objetivo de roubar dados e até recursos financeiros das pessoas.
Criminosos costumam enviar mensagens falsas por e-mail, SMS e WhatsApp, solicitando informações sigilosas ou induzindo o acesso a links fraudulentos. Essas mensagens muitas vezes contêm erros gramaticais evidentes, oferecem prazos urgentes ou prometem grandes vantagens inexistentes para pressionar a vítima a agir com rapidez.
Em caso de dúvidas, é recomendável entrar em contato diretamente com a unidade de gestão de pessoas do órgão ao qual o aposentado ou pensionista estão vinculados e nunca fornecer dados pessoais por telefone ou mensagens não oficiais. Aposentados e pensionistas devem estar atentos e sempre desconfiar de solicitações de informações que pareçam suspeitas.
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