Por sua complexidade, é preciso atenção a essa obrigação contábil
Área do Cliente
Notícia
Emissão do CCIR 2025 já está disponível para proprietários rurais
Documento é obrigatório para regularização fundiária e será exigido em operações bancárias e cartoriais
Desde o dia 17 de junho de 2025, está disponível a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2025, documento indispensável para comprovação da regularidade de imóveis rurais em todo o território nacional. O CCIR é emitido anualmente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e deve ser mantido atualizado por proprietários, posseiros e titulares de domínio útil.
Sem o certificado válido, imóveis rurais não podem ser legalmente objeto de venda, doação, desmembramento, remembramento, hipoteca, penhora, inventário ou partilha. O CCIR também é exigido na obtenção de financiamentos em instituições financeiras que operam crédito rural.
Emissão digital
A emissão deve ser feita exclusivamente pelos canais digitais do INCRA:
- Portal oficial: https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao
- Aplicativo SNCR Mobile (Android e iOS)
Após a geração do documento, é necessário efetuar o pagamento da Taxa de Serviços Cadastrais, que pode ser quitada via boleto bancário ou Pix. A regularidade do imóvel só será reconhecida após a quitação.
Fundamentação legal
A exigência do CCIR está amparada na Lei nº 5.868/1972 e regulamentada pelo Decreto nº 4.449/2002, que institui o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). A emissão anual é obrigatória e tem validade para o exercício vigente.
Orientações aos contribuintes
Contadores, advogados agraristas e técnicos de agrimensura devem alertar seus clientes sobre a importância de emitir o certificado dentro do prazo e manter os dados do imóvel sempre atualizados no SNCR. A omissão pode acarretar restrições legais e financeiras.
Notícias Técnicas
Saiba o que muda na tributação e no acesso a crédito ao conciliar CLT e MEI
Receita Federal permite exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e Cofins, seguindo decisão do STJ. Empresas podem recuperar valores pagos nos últimos cinco anos
Documento é obrigatório para regularização fundiária e será exigido em operações bancárias e cartoriais
Apesar de não juntar as folhas de ponto, banco conseguiu contestar parte dos horários indicados pelo empregado
Notícias Empresariais
Novo modelo entra em vigor em julho de 2026 e valerá para novas inscrições, incluindo profissionais liberais; atuais CNPJs continuam válidos
No acumulado do ano (janeiro a maio), o saldo chega 1.051.244 empregos gerados, com saldo positivo em todos os grandes setores da economia
Falta de participação empresarial no Comitê acende alerta sobre a nova estrutura tributária
Proposta feita pelos auditores-fiscais é complementar à isenção proposta pelo governo
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional